segunda-feira, 31 de maio de 2010

Encontro Diocesano de Artes

Quem foi ganhou um final de semana incrível com Deus.




Mais detalhes nos próximos posts...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Follow me

Pessoal, Cultura Católica no twitter também, não deixem de adicionar: www.twitter.com/Culturacatolica

Abraçoooo!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Congresso Nacional: você vai?

O povo de BH está em festa. E foram além: estão oferecendo suas casas para hospedarem os congressistas. Eita povo acolhedor! Mais informações no www.rccbrasil.org.br/congresso .

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pentecostes?!

"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." At 2, 1-4.

Quase todo mundo conhece esse trecho da história e o seu desenrolar...Mas o que poucos sabem é que a narração sobre Pentecostes pode ser realizada todos os dias nas nossas vidas. Seguir o que nos diz o Espírito Santo, dado a cada um de nós através do sacramento do Batismo, é opção de cada um.

É como Pe. Joãozinho diz em seu blog: "A Páscoa encontra seu ápice em Pentecostes. Entre as duas vivemos 50 dias de festa pascal. A Igreja se revestiu de branco para professar que acredita na vida. Jesus ressuscitado volta para o Pai, mas não nos deixa órfãos… deixa o seu Espírito. No dia de Pentecostes todos se entendiam, apesar das diferentes raças, povos, culturas e nações. É o contrário de Babel, aonde as línguas foram confundidas. Agora tudo é comunhão. Quem vive pentecostes pratica a solidariedade e promove a unidade."
 
Aí fica a dica: Viva hoje o Pentecostes! 

Você estava lá?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

" Deus nos ama não pelo que fazemos, mas porque Ele é Pai."

Deus não nos ama pelo que nós fazemos, mas nos ama por aquilo que Ele é: nosso Pai. E assim como a alegra do pai está no filho, Deus tem alegria em você. Ele não só o ama, mas gosta de você com os dons e defeitos que você carrega, porque Ele é seu Pai e o ama. Você enche o coração de Deus com alegria.

O próprio Jesus nos revela que todas as vezes que tomamos consciência disso, nós nos voltamos para Deus e damos um passo em direção ao céu. Cristo diz que lá no alto uma verdadeira festa acontece todas as vezes em que crescemos na graça e nos deixamos encher pelo Espírito Santo de Deus e nos aproximamos d'Ele.

Deus não muda, somos nós que mudamos, o amor do Senhor não muda com a nossa inconstância. Se hoje nos aproximamos d'Ele mais do que ontem, o amor d'Ele permanece sempre o mesmo, não pode aumentar, porque já é tudo. O Todo-poderoso ama você com todo o amor que Ele possui.

Nessa certeza, os nossos altos e baixos, os nossos fracassos e vitórias, problemas e até mesmo os nossos pecados são, para nós, neste dia, uma oportunidade para que experimentemos o Seu amor sempre fiel. Não importam as dificuldades, as mudanças, o Altíssimo sempre nos amará. Mesmo que erremos, pequemos, que tenhamos os nossos "resvalos", o amor do Senhor não nos abandona por causa disso. Como é seguro termos um amor assim por nós, Alguém que está conosco até o fim, apesar das nossas misérias!

Eu digo "apesar de nós", porque, muitas vezes, somos aqueles que mais dificultamos o amor das pessoas por nós. Como é bom saber que há Alguém que nos ama apesar de todas as nossas misérias e nos ama inclusive com as nossas misérias. Esta Palavra põe no nosso coração uma certeza: quem é mais pecador é quem mais pode experimentar, neste dia, o perdão, a alegria, a esperança, porque é o mais necessitado.

Nós devemos aprender, com Davi, como abraçar, a cada dia, que Deus nos dá da guerra a harpa, da batalha o louvor. Precisamos conjugar, na nossa vida, luta e oração. Nós estamos lutando e vemos que as pessoas não nos compreendem e até nos atacam, então é momento de irmos ao templo não para reclamar dos outros, mas sim para receber o fortalecimento de que precisamos para prosseguir na missão que nos foi confiada. O melhor é buscar em Deus o Pão Vivo, que nos fortalece. A Eucaristia que nos dá coragem e ânimo.

É hora de abandonarmos o negativismo pelo otimismo. A pessoa otimista não é aquela que nega os fatos, mas aquela que enxerga para além dos fatos e vê o que pode ser tirado daquela situação um proveito. Isso só depende de nós porque o socorro de Deus nunca falta para quem quer lutar. A justiça do Senhor alcança a todos e está a seu favor.



A Palavra de Deus está em:

Salmo 103,1-14..

Na Missão

Já falamos em outra oportunidade sobre o lançamento do cd Na Missão. E para comemorar este novo trabalho, convidamos todos os compositores que participam deste cd para partilharem um pouco das suas experiências e composições. Assim vocês vão conhecer um pouco mais de cada música e suas histórias...
Mas, afinal, como nasceu o Ministério de Música Sal da Terra? Para começar essa série de entrevistas, falamos com André Leite, coordenador do Sal da Terra, que hoje apresenta essa história:

quarta-feira, 19 de maio de 2010

“Aquele que conhece a Deus, o Deus verdadeiro, naturalmente recebe a esperança.”

Aos amigos internautas,


“Aquele que conhece a Deus, o Deus verdadeiro, naturalmente recebe a esperança.”

Penso ser um tempo propício para partilharmos um pouco de nossas esperas, já que nos últimos anos fomos educados a não esperar mais. Nossos dias são tomados de pressa e impaciência e tudo tem que ser uma luta contra o relógio. Um grande exemplo disso são as criações tecnológicas que olhando por um lado positivo facilitaram muito nossa vida, mas, mas por outro lado nos viciaram a ter tudo resolvido com rapidez.

Não sei se já ouviram de seus pais que antigamente para cozinhar alguma coisa, tinham que usar o forno a lenha, (pensa no trabalho de cortar a lenha, deixar secar etc.), e hoje temos o microondas que nos esquenta uma comida em 2min.

Antigamente para mandar uma carta para algum parente, tínhamos que escrever a punho, colocá-la no correio e esperar ansiosamente para que em 7 ou 8 dias chegasse a carta, hoje temos a internet que quando escrevemos um e-mail praticamente em tempo real chega ao destinatário. E assim podemos pensar nos caixas eletrônicos, fast-food e assim por diante.

Tudo isso tornou a nossa vida muito mais prática, menos contato humano, muito mais prestação de serviço rápido e naturalmente, perdemos a esperança. Porque não sabemos esperar, tudo pra nós precisa ser resolvido com velocidade assim como as empresas exigem de nós em nosso trabalho. A perda da esperança causa no homem uma frieza sem tamanho que o torna incapaz de amar.

É fácil entender isso quando queremos algo da parte de Deus e nosso desejo é que Ele nos responda o mais rápido possível, porque estamos viciados em ter tudo muito rápido, e com Deus as coisas não funcionam assim. Sinceramente ta aí um dos grandes motivos que muitas pessoas saem desiludidas do caminho do Senhor, não sabem esperar, querem de acordo com o seu jeito e com o seu próprio tempo, esquecendo que Deus é o Senhor do tempo, Ele é atemporal! Fora do tempo, é o alfa e o ômega, princípio e o fim.

Preciso entender que quando coloco minha vida nas mãos do Senhor, quando me consagro, quando proclamo Jesus Cristo é o Senhor da minha vida, o que me resta é só esperar, esperar nEle. Já viram aquela situação em que vamos à igreja e a oração e a pregação foram uma benção e voltamos pra casa com total certeza de que alcançamos a vitória, e com o passar dos dias vemos que nada mudou? E isso se repete três, quatro vezes, e sempre a mesma coisa? Então, existe aí uma reeducação para nossa vida, parece que de certa forma estamos sendo “iludidos” por Deus, não que Ele despreze nossos clamores, mas nos dá uma graça maior do que queremos, a Graça de Esperar nEle.

Nós somos imperfeitos, logo nosso tempo também é imperfeito, tudo o que vem das mãos de nosso Deus verdadeiro vem com perfeição. Para os que não sabem esperar pode estar demorando mas, quem tem esperança em Deus sabe que toda providencia divina vira na hora certa, no tempo certo, no tempo de Deus. Eclo. 2 - “sofre as demoras de Deus”. Espera no Senhor, espera com alegria, não tenha uma esperança acomodada, e sim expectante, e ativa, não deixe de sonhar, entregue tudo o que teu nas mãos do Senhor. Porque tudo o que é teu de verdade, está no coração de Deus.

A esperança não é um objeto que se adquire, não é um sentimento, nem tão pouco um pensamento positivo, a Esperança é uma pessoa: JESUS CRISTO.



E é com um coração cheio de esperança que aguardo ansiosamente a chegada do fim de semana dos dias 29 e 30 de maio, em que estarei junto com os artistas da diocese de Jales. Veremos sim a mão poderosa de nosso Deus nos movendo, e inflamando nosso coração. Vamos! Motivemos uns aos outros para fazermos parte desse tempo de graça que viveremos, com a palavra viva de nosso senhor e com o batismo no Espírito Santo.

Deus abençoe a todos e até logo.


Juninho Cassimiro
Música e Artes

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vem aí...

Encontro Diocesano das Artes.
29 e 30 de Maio, em Santa Fé do Sul.

Presença confirmadíssima do nosso Coordenador Estadual das Artes Juninho Cassimiro e Banda Arkanjos.

Se você não lembra, Juninho esteve na nossa diocese no começo de sua coordenação e grandes foram os frutos daquele encontro. Então não perca a oportunidade de participar deste momento. Entre em contato com o Mizão e faça já sua inscrição.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Amar-te mais

Falar de Amar-te mais é gerar clichê, é um poema que consegue tocar a alma. Música veterana nos Grupos de Orações pelo Brasil a fora, mas nunca perdeu seu encanto, sua beleza. 

"Com minhas forças,
Com minha alma,
de todo coração.
Viverei eu,
Só pra te amar,
amar-te, amar-te,
amar-te e dar a vida só por Ti"

É uma declaração de amor direta, tradicional e marcante.
Davidson Silva é uma das vozes mais brilhantes na música católica da atualidade. Nesse vídeo você pode conferir ele interpretando essa música perfeitamente:



Resgate

Foi INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Deus nos trata com tanto carinho. E neste Resgate não foi diferente. Ele estava ali, cuidando de cada pessoa, com Amor Imenso, Amor Profundo, Amor Verdadeiro.
Você que estava presente, com certeza, foi alvo de muitas graças. E você que não pode ir, fica tranquilo: também rezamos por você.
E lembre-se: esqueça sua condição, não pense no que os outros vão dizer e arrependa-se verdadeiramente!

Jesus quer estar mais perto de vc!
Bjos e fiquem com Deus!

domingo, 16 de maio de 2010

É agora!!!!

O Resgate está rolando em Auriflama... Você pode curtir as fotos em tempo real no orkut do cultura catolica ou acompanhar ao vivo pela webradio www.radiolibertai.com.br.

E se você pode vir, ainda dá tempo... não perca tempo: venha agora!!!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.

Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco.

A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.


Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração. Este pedido já Nossa Senhora o anunciara em 13 de Julho de 1917.

Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência.

Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins de semana e no dia-a-dia, num montante anual de cinco milhões.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lembrando: O Resgate já chegou!!!!!!!!!

AMA

A construção da sede da AMA continua a todo vapor. Graças aos irmãos que continuam colaborando com este projeto. Neste sábado um pequeno mutirão foi realizado para acertar os últimos detalhes antes de colocar a cobertura. Confira as fotos:

   

Sal da Terra em Nhandeara

No último dia 03/05, o ministério de música Sal da Terra esteve animando o Grupo de Oração Povo de Deus, na cidade de Nhandeara. O ministério foi representado por André, Josiane, Silvinho, Marcelo e Adriano. Foi uma grande benção e Deus prometeu um novo tempo para aquele povo.

Continua forte, Povo de Deus!

1º de Maio - Dia dos Votos!


Não, eu não errei no título. 1º de Maio é o Dia dos Votos! Pelo menos na nossa comunidade. É que no dia 1º de Maio de 1995, a comunidade do Grupo de Oração Com Cristo Vivo recebeu um chamado de Deus: fazer um voto de abstinência ao álcool. Este desafio foi aceito e desde então, muitos membros da RCC de Auriflama tem este voto que, a cada ano, é renovado em uma confraternização sempre no dia 1º de Maio.

Neste ano, a festa foi no Centro de Pastoral, onde tivemos num primeiro momento uma grande oração: renovamos ali os nossos votos de servos do Senhor e depois renovamos nossos votos de abstinência ao álcool. Com alegria vimos novos irmãos aderindo a este voto. Depois partilhamos um gostoso churrasco com muito suco e refrigerante para comemorar mais um ano da graça.

Este é um chamado muito particular, no entanto, muito pertinente. Vemos que a bebida alcoolica traz muito mais malefícios que benefícios. Muitos não percebem que este tipo de droga lícita acaba com inúmeras famílias. Acidentes de trânsito são os mais visíveis, mas o que acontece dentro de casa, na maioria dos casos nunca são relatados. Brigas, agressões, mortes. São casos de violência física e de violência moral, onde a vergonha de relatar impera e esses abusos não aparecem nas mídias.

Como já disse é um chamado muito particular. Mas se você quiser fazer a experiência, não hesite. Você consegue.