segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana Santa: as Palavras de Jesus na Cruz


Estamos chegando ao fim da Quaresma. Somos convidados a refletir sobre a experiência dolorosa de Cristo na cruz. Como as palavras que Ele proferiu naquele momento podem nos guiar hoje?


Nesta semana, vamos mergulhar nas Palavras de Jesus na cruz.


Vamos meditar assim:
Domingo Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem!
Segunda-feira – Ainda hoje estarás comigo no paraíso.
Terça-feira – Eis aí tua mãe!
Quarta-feira – Meu Deus, porque me abandonastes?
Quinta-feira – Tenho sede!
Sexta-feira – Tudo esta consumado! Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito.
Sábado – Liturgia das horas.


Domingo de Ramos


“Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem!”


A leitura de hoje está em Lucas 23, 34.


Jesus Cristo tendo anunciado e vivido o amor, sendo nosso Salvador, dando-nos exemplo de obediência, “foi obediente até a morte e morte de cruz”. Conhecendo cada acontecimento de nossa história, sem nunca deixar de nos amar, dá-nos um grande ensinamento na cruz ao dizer: “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem!


Com isso, mostra-nos, que naquele momento, Ele perdoava a cada um de nós e cada um de nossos pecados.


Queridos, hoje, Jesus quer nos recordar que na cruz Ele já nos concedeu o perdão. Esta fala muda a rota de nossa vida, nela esta contida o poder de Jesus que perdoa todo nosso pecado. Jesus nos dá o grande ensinamento de “perdoar”, e o perdão é a receita que vai consertar toda nossa vida, todo o mundo. Quando há perdão, há amor. Se há algum tipo de guerra que você precisa vencer, saiba que toda batalha vencemos com a poderosa arma do perdão.


Nesta fala de Jesus podemos aprender dois grandes ensinamentos: um é dar o perdão e o outro é receber o perdão. Sabemos que por nossas próprias forças é muito difícil perdoar, então, precisamos clamar a graça de Deus.


Hoje te convido a olhar para Cristo crucificado e de olhos fixos Nele e contemplando-O peçamos a graça para também perdoar aos que nos ofenderam. Vamos permitir que a imagem de Cristo Crucificado lave nosso coração de toda raiva, de todo ódio, de toda dificuldade de perdoar os que nos ofenderam e de dar o nosso perdão.


Vamos permitir que a ação da graça de Deus, lave toda ira do nosso coração, limpe toda sujeira que a mágoa e o ressentimento causaram em nossa vida, visto que pela graça, perdoamos e o perdão é remédio que cura e liberta.



Segunda-Feira Santa


“Ainda hoje estarás comigo no paraíso!”


A leitura de hoje está em Lucas 23, 32-43.


Vamos pensar um pouco na atitude dos dois ladrões: um blasfema, murmura e o outro pede para estar no paraíso.


Aqui percebemos que diante de Jesus o ser humano ou aceita-O e conquista a vida eterna, ou renega-O e morre na angústia. Entre os dois homens crucificados está Jesus. Diante dessas três cruzes, vemos três atitudes diferentes, um nega e morre, o outro recebe-O e morrendo ganha a vida eterna, e Jesus morrendo nos dá a salvação. Perceba que Jesus salva a todos.


Percebemos, também, que o sofrimento dói em todos. A diferença está em como assumimos o sofrimento.


Hoje vamos mais uma vez contemplar Cristo Crucificado. Olhamos para o Calvário, onde a cruz de Jesus se encontra no meio de outras duas cruzes. São dois ladrões que estão ao seu lado. Pelo relato do Evangelho, certamente aqueles homens já sabiam da existência de Jesus. Naquele momento os três sofrem a crucificação, mas com certeza a presença de Jesus, que como “cordeiro foi ao matadouro sem abrir a boca”, convence o ladrão que ficou por nós conhecido como “bom ladrão”. Ele acredita que aquele homem que está no meio crucificado é Jesus Cristo, o Senhor, e deseja estar com Ele no paraíso.


Contemplando a cena do calvário, vamos diante de nossos sofrimentos, deixar que Jesus nos garanta o Reino do Céu. Vamos rezar desejando que o Senhor nos conduza ao céu, rezar desejosos de conquistar as coisas do céu, de praticar já aqui na terra o que faz parte do tesouro do céu. Oramos hoje, desejando ser acolhidos sempre no coração misericordioso de Jesus, sendo alimentados pela misericórdia, recebendo a força que nos ajudará a carregar a cruz.


Lucimar Maziero

Coord. Comissão Nacional de Formação

Fonte:www.rccbrasil.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário