quarta-feira, 31 de março de 2010

Quarta-Feira Santa

Meu Deus, meu Deus porque me abandonaste?”

A leitura de hoje está em Marcos 15, 34-35.

Quantos de nós, no momento de sofrimento, também já repetimos estas palavras? Porém, talvez repetíssemos numa dimensão diferente da de Jesus.

Na fala de Jesus não havia revolta, não havia desespero, não havia falta de fé, de esperança.

Hoje, olhando para cruz e contemplando esta fala de Jesus, permitamos que ao olhar para Jesus, que Ele nos console.

Lembre-se, que esta fala, nos mostra o quanto Jesus sofreu para nos salvar, para nos dar a redenção. Este sofrimento não deve ser visto por nós, como sofrimento de um condenado, mas sim como de nosso Salvador.

Vamos tomar como base para nossa oração o Salmo 21. Vamos ler, meditar, contemplar e orar com ele. Que este Salmo enriqueça nossa oração e nos una a Jesus neste momento de dor.


Fonte:rccbrasil.org.br

terça-feira, 30 de março de 2010

Terça-Feira Santa

“Eis aí tua mãe!”

A leitura de hoje está em João 19, 25-27.

Vamos realizar esta leitura e nos colocar nesta cena do Calvário. Não há como imaginar, ou medir o tamanho deste sofrimento: o filho que ama vê sua mãe ao pé da cruz, a mãe que ama vê seu filho único pregado na cruz.

Se tentarmos passar pelo olhar de Maria e Jesus que se cruzam, vamos ver uma dor recíproca. Dor que não é demonstrada pelo desespero, pela revolta ou por gritos. Percebemos uma dor que se expressa na plenitude do amor.

Mais uma vez Jesus age com amor, e por amor entrega sua mãe a João. Neste relato, a figura de João representa cada um de nós, portanto, Jesus no calvário nos deu Maria para levarmos para casa.

A atitude de amor não só para João, não só para Maria, mas para todos nós. Somos cuidados por Maria, ela vai conosco para casa.

Hoje, vamos contemplar este momento, no qual recebemos Maria como nossa mãe, para ficar conosco. Lembre-se de todas as vezes que diante dos sofrimentos, calvário e cruz, Maria se fez presente. Como ela estava no calvário: em pé, forte.

Agora vamos acolher Maria diante do calvário de sofrimentos que passamos, porque ela é nossa mãe. Não só vamos acolhê-la, como seremos acolhidos por ela. O mais forte é saber: que ela nos é dada pelo seu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que a docilidade, a ternura, mas também a força de Maria, demonstrada quando dizemos “quem é esta que avança como aurora, terrível como exército em ordem de batalha”, avance em nossa vida, dando-nos sua benção materna; e colocando em ordem toda nossa vida.


Fonte:www.rccbrasil.org.br

segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana Santa: as Palavras de Jesus na Cruz


Estamos chegando ao fim da Quaresma. Somos convidados a refletir sobre a experiência dolorosa de Cristo na cruz. Como as palavras que Ele proferiu naquele momento podem nos guiar hoje?


Nesta semana, vamos mergulhar nas Palavras de Jesus na cruz.


Vamos meditar assim:
Domingo Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem!
Segunda-feira – Ainda hoje estarás comigo no paraíso.
Terça-feira – Eis aí tua mãe!
Quarta-feira – Meu Deus, porque me abandonastes?
Quinta-feira – Tenho sede!
Sexta-feira – Tudo esta consumado! Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito.
Sábado – Liturgia das horas.


Domingo de Ramos


“Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem!”


A leitura de hoje está em Lucas 23, 34.


Jesus Cristo tendo anunciado e vivido o amor, sendo nosso Salvador, dando-nos exemplo de obediência, “foi obediente até a morte e morte de cruz”. Conhecendo cada acontecimento de nossa história, sem nunca deixar de nos amar, dá-nos um grande ensinamento na cruz ao dizer: “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem!


Com isso, mostra-nos, que naquele momento, Ele perdoava a cada um de nós e cada um de nossos pecados.


Queridos, hoje, Jesus quer nos recordar que na cruz Ele já nos concedeu o perdão. Esta fala muda a rota de nossa vida, nela esta contida o poder de Jesus que perdoa todo nosso pecado. Jesus nos dá o grande ensinamento de “perdoar”, e o perdão é a receita que vai consertar toda nossa vida, todo o mundo. Quando há perdão, há amor. Se há algum tipo de guerra que você precisa vencer, saiba que toda batalha vencemos com a poderosa arma do perdão.


Nesta fala de Jesus podemos aprender dois grandes ensinamentos: um é dar o perdão e o outro é receber o perdão. Sabemos que por nossas próprias forças é muito difícil perdoar, então, precisamos clamar a graça de Deus.


Hoje te convido a olhar para Cristo crucificado e de olhos fixos Nele e contemplando-O peçamos a graça para também perdoar aos que nos ofenderam. Vamos permitir que a imagem de Cristo Crucificado lave nosso coração de toda raiva, de todo ódio, de toda dificuldade de perdoar os que nos ofenderam e de dar o nosso perdão.


Vamos permitir que a ação da graça de Deus, lave toda ira do nosso coração, limpe toda sujeira que a mágoa e o ressentimento causaram em nossa vida, visto que pela graça, perdoamos e o perdão é remédio que cura e liberta.



Segunda-Feira Santa


“Ainda hoje estarás comigo no paraíso!”


A leitura de hoje está em Lucas 23, 32-43.


Vamos pensar um pouco na atitude dos dois ladrões: um blasfema, murmura e o outro pede para estar no paraíso.


Aqui percebemos que diante de Jesus o ser humano ou aceita-O e conquista a vida eterna, ou renega-O e morre na angústia. Entre os dois homens crucificados está Jesus. Diante dessas três cruzes, vemos três atitudes diferentes, um nega e morre, o outro recebe-O e morrendo ganha a vida eterna, e Jesus morrendo nos dá a salvação. Perceba que Jesus salva a todos.


Percebemos, também, que o sofrimento dói em todos. A diferença está em como assumimos o sofrimento.


Hoje vamos mais uma vez contemplar Cristo Crucificado. Olhamos para o Calvário, onde a cruz de Jesus se encontra no meio de outras duas cruzes. São dois ladrões que estão ao seu lado. Pelo relato do Evangelho, certamente aqueles homens já sabiam da existência de Jesus. Naquele momento os três sofrem a crucificação, mas com certeza a presença de Jesus, que como “cordeiro foi ao matadouro sem abrir a boca”, convence o ladrão que ficou por nós conhecido como “bom ladrão”. Ele acredita que aquele homem que está no meio crucificado é Jesus Cristo, o Senhor, e deseja estar com Ele no paraíso.


Contemplando a cena do calvário, vamos diante de nossos sofrimentos, deixar que Jesus nos garanta o Reino do Céu. Vamos rezar desejando que o Senhor nos conduza ao céu, rezar desejosos de conquistar as coisas do céu, de praticar já aqui na terra o que faz parte do tesouro do céu. Oramos hoje, desejando ser acolhidos sempre no coração misericordioso de Jesus, sendo alimentados pela misericórdia, recebendo a força que nos ajudará a carregar a cruz.


Lucimar Maziero

Coord. Comissão Nacional de Formação

Fonte:www.rccbrasil.org.br


Agradecimentos

A Noite do Pastel que foi realizada no último sábado, dia 27/03, foi um SUCESSO. Graças a Deus e a toda a comunidade que colaborou comparecendo ao Centro de Pastoral. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a construção da sede da A.M.A.

Muito obrigado!!!

sexta-feira, 26 de março de 2010

A.M.A - Associação Maria Auxiliadora

A paz de Jesus!

Hoje vamos falar da A.M.A. "Associação Maria Auxiliadora". Essa associação foi criada diante da necessidade e da vontade de ensinar crianças e jovens a trabalhar com as artes. No entanto, para começar o projeto, precisaríamos de um local adequado para fazer essas oficinas. Após a tentativa de colocar o projeto em prática em vários locais, vimos que era necessário uma sede para o projeto. Foi a partir daí que começamos a procurar um terreno para a associação. O terreno foi localizado no bairro Santa Maria, em Auriflama, e dando um passo na fé (pois nao tínhamos o dinheiro para pagar todo o terreno) o mesmo foi comprado em parcelas. O projeto foi acolhido pelos irmãos do Grupo de Oração e por várias pessoas da comunidade que passaram a colaborar financeiramente com a campanha de compra do terreno e construção da sede. Além do projeto de artes, a sede servirá a comunidade do bairro Santa Maria na relização das missas e do Grupo de Oração.


Foto tirada em 30/01/2010

Foto tirada em 23/03/2010


Neste sábado, dia 27/03, estaremos realizando mais uma promoção em pról a construção da sede da A.M.A. Faremos a Noite do Pastel, no Centro de Pastoral. Divirta-se comendo deliciosos pastéis e ajude a associação.

Contamos com você.

quinta-feira, 25 de março de 2010

25/03 - Festa da Anunciação de Maria


A festa da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal. Este fato, fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia, e por isso Ela recebeu dos cristãos o título de Nossa Senhora da Anunciação.


A visita do Anjo à Virgem Maria "marca o início de um novo tempo para o povo de Deus, pois é o cumprimento do Velho Testamento com a abertura do caminho para o Reino de Deus à luz a Boa Nova, para toda a Humanidade" (Papa Bento XVI). São Gabriel Arcanjo proferiu a oração que está sempre na boca e no coração de todos os fiéis: a Ave Maria(Lc 1,28a) (a expressão “Ave”, ou em algumas versões bíblicas “Salve”, pode-se entender por “Alegra-te”).

Maria era uma jovem adolescente, simples e virgem, prometida a José, um carpinteiro descendente da casa de Davi. Perturbou-se ao receber do Arcanjo o aviso que era a escolhida para conceber o Filho de Deus, o qual devia ser chamado Jesus, pois era o enviado para salvar a Humanidade, e cujo Reino era eterno. Assim, o Pai Criador dependeu do consentimento de uma frágil criatura humana para realizar o Mistério para a nossa Redenção.

A Virgem Maria disse sim, demonstrando toda confiança no Senhor Deus e se fez Instrumento Divino nos acontecimentos proféticos. Mas teve de perguntar como seria possível, se não conhecia homem algum. Esta pergunta não teve o intuito de contestar, mas de saber como seria feito, e o que deveria fazer. Gabriel lhe explicou o Espírito Santo a fecundaria, pela graça do Criador. Então respondeu com a mesma simplicidade de sua vida e fé: “Sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Sua vontade”(Lc1,38).

Com esta resposta, Maria aceitou dignamente a honra de ser mãe do Filho de Deus, mas ao mesmo tempo também aceitou os sofrimentos, os sacrifícios que estavam ligados a esse sim. Por isso os devotos de Nossa Senhora da Anunciação pedem sua intercessão junto a Cristo, nas suas aflições.

Hoje a Igreja festeja um dos mistérios mais sublimes e importantes para a Humanidade. Maria foi poderosamente levada à comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Motivo mais que suficiente para ser invocada como Nossa Senhora da Anunciação.


"fonte:blog.cancaonova.com/dominusvobiscum"

quarta-feira, 24 de março de 2010

É tempo de RECOMEÇAR!!!!!


Sei que estivemos muito tempo longe, mas o que vale agora é que estamos de volta e com força total para evangelizar.

Muitos fatos ocorreram em nossas nossas comunidades neste tempo, mas falaremos sobre o que há de vir.


Para começar faço propaganda de um novo blog:

saldaterraauriflama.blogspot.com

Vale a pena conferir e com certeza você encontrará boas recordações no blog que o André Leite, coordenador do Ministério de Música Sal da Terra tem escrito.


Também está saindo do forno o novo CD do ministério de música Sal da Terra. O cd "Na Missão" tem 12 faixas inéditas e as músicas já estão sendo cantadas em diversos encontros e Grupos de Oração.


A RCC de Auriflama está construindo uma sede própria. No ano passado foi adquirido o terreno e a construção já começou...


Temos novo coordenador diocesano e nova equipe de coordenadores de ministérios...



Como você pode ver temos muito assunto para tratar...

Agradeço a todos por estar conosco nesta empreitada e quando passar pelo blog deixe sempre um comentário.

Sugestões sempre são bem-vindas e poderão ser enviadas para culturacatolicabr@gmail.com

Com carinho,

Vanessa Bianque C. Santos