quarta-feira, 24 de junho de 2009

A música dilata a alma

Quem não teve a vida marcada por alguma canção? Dentro da Igreja isso também acontece. Temos nossos cantores e composições preferidas, aquelas que nos fizeram ou fazem chorar, que nos recordam situações ou que provocam em nós alegria e melhor aquelas que nos colocam no colo de Deus, modo mais íntimo possível, onde podemos até sentir seu cheiro... No Resgate deste ano, quem não se recorda da canção " Os Meus braços são os mesmos" ou "Incendeia minha Alma"? Tudo a ver: Deus e a música... Guido D'Arezzo (992 - 1050) foi um monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana). Ele nomeou a série de notas no intuito de ajudar os cantores a memorizarem a sequência de tons e semitons das escalas musicais usadas na época. Foi o criador da notação moderna e batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si (antes ut, re, mi, fa, sol, la e san), baseando-se em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista: "Ut queant laxis, Resonare fibris, Mira gestorum, Famuli tuorum, Solve polluti, Labii reatum, Sancte Ioannes". Você sabe o significado desse hino? Pois bem, olha a riqueza: "Para que os teus servos, possam ressoar claramente as maravilhas dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João". Conhecimentos teóricos a parte... Quando ouvir a "sua canção", permita que o vento do Espírito Santo passeie pela sua alma, sinta toda poesia e suavidade transmitida por Deus em cada nota. Música é coisa séria... Tem o poder fantástico de construir e infelizmente por vezes até destruir... Peçamos hoje, portanto no dia de São João, que ele venha rogar pela "limpeza" de nossos lábios para que nossa canção chegue ao céu e no coração de cada filho de Deus... porque desafinados ou não podemos entoar "Versos que falam sobre nós, Claves que falam sobre Deus, Asas que podem nos levar provar o céu..." (Pe. Fábio de Melo)

Este blog agradece a colaboração de nossa irmã Janete Ferreira, coordenadora do Grupo de Oração Com Cristo Vivo, cantora, compositora e estudante de Educação Musical pela UFSCAR.

Um comentário:

  1. Muito bom pessoal...ótimas colocações Janete. Pra vc ver como todo dia aprendemos um pouco mais, não imaginava eu o tanto que a igreja contribuiu para as notas e claves. Parabéns

    ResponderExcluir